“Deixai as criancinhas virem a mim e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus”. (Lucas 18,15-17)

cristo e criancas

…Traziam-lhe até mesmo as cirancinhas para que as Tocasse; vendo isso, os discípulos as reprovavam. Jesus, porém chamou-as dizendo: “deixai as criancinhas virem a mim e não as impeçaispois delas é o Reino de Deus! Em verdade Vos digo, aquele que não receber o Reino de Deus como uma criancinha, não entrará nele”.

batismo

Neste domingo, na Santa Missa do Pe Overland – Missa de PENTECOSTES – aprendemos também a analisarmo o espírito e a carne, o padre nos perguntou “Minhas santas e meu santos, você tem alimentado a sua carne ou seu espírito e com o que vós tem alimentados?”

E assim também fica a pergunta que não quer calar: Com o que temos alimentados as nossas crianças?

Será que passamos horas suficientes com elas para ensiná-las o certo e o errado?

Temos inseridos nossos filhos, sobrinhos, afilhados ou netos o quanto antes segundo os mandamentos da Santa Igreja – principalmente ao batismo?

Tenho ensinado os meus filhos e principalmente as meninas, a se vestirem adequadamente? Ou tenho optado em deixá-los (as)  à serem levados pela modismo mundano simplesmente por comodismo ou exibicionismo

Faço das palavras de Pe Paulo o instrumento do ensino de hoje a todos nós:

… “O Catecismo da Igreja Católica, em seus números 1250 e seguintes, explica claramente o motivo pelo qual a Igreja tem o costume de batizar as crianças, mesmo das que não chegaram à idade da razão:

“Por nascerem com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, também as crianças precisam do novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, para a qual todos os homens são chamados. A gratuidade pura da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. A Igreja e os pais privariam então a criança da graça inestimável de tornar-se Filho de Deus se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do nascimento.” (1250) 

O Batismo é o sacramento da iniciação cristã. Em 20 de outubro de 1980, o Papa João Paulo II publicou a Instrução da Congregação da Doutrina da Fé “Pastoralis Actio”, justamente sobre o batismo de crianças. Eis:

“As palavras… faladas por Jesus a Nicodemos, a Igreja sempre as entendeu assim: ‘as crianças não devem ser privadas do batismo’. Essas palavras têm, com efeito, uma forma tão geral e absoluta que os Padres as retiveram para estabelecer as necessidades do batismo, e o Magistério as aplicou expressamente ao batismo das crianças: também para elas , este sacramento é a entrada no povo de Deus e a porta da salvação pessoal.

 

batismo2                                                                                                VIDEO AQUI

“Cân. 851: A celebração do batismo deve ser devidamente preparada:

2° – os pais da criança a ser batizada, e também os que vão assumir o encargo de padrinhos, sejam convenientemente instruídos sobre o significado desse sacramento e aos obrigações dele decorrentes; o pároco, por si ou por outros, cuide que os pais sejam devidamente instruídos por meio de exortações pastorais, e também mediante a oração comunitária reunindo mais famílias e, quando possível, visitando- as.”

A Igreja, portanto, entende a importância desse sacramento para a salvação da pessoa e procura garantir os meios necessários para que que isso aconteça, de fato. Mesmo que a pessoa – sendo criança – não tenha entenda a profundidade do que está ocorrendo, o que se dará numa etapa posterior, com a catequese.

Aquele que não é batizado, mesmo sendo um bebê, encontra-se sob o poder do Inimigo, fora da graça de Deus. Como a mãe zelosa que é, a Igreja não poderia deixar de oferecer e ministrar o remédio – o batismo – aos seus filhos, garantindo que possam ser contados entre o número dos filhos de Deus. Para os protestantes, aqueles mesmos que querem saber onde está a determinação do batismo das crianças na Bíblia, o batismo é apenas um símbolo, não muda nada, não arranca a pessoa das garras de Satanás. Mas, para nós, católicos, o batismo é a porta da salvação, como diz o CDC. Por isso é tratado com a máxima gravidade.

.. continuação Leia AQUI

Pela graça de Deus e que Maria Interceda por todas as nossas criancinhas…

Vamos divulgar a todos a qual a grande importância de se batizarem as crianças o quanto antes! E que saibamos “escolher” mesmo que de modo íntimo e pessoal – padrinhos e madrinhas que vivem realmente segundo os mandamentos e costumes da Santa Igreja Católica Apostólica Romana! e que esses padrinho e madrinhas não sejam “preferidos” pelos pais somente pela condição sócio-econômica ou somente pelo grau de parentesco ou proximidades! Mas sobretudo, que acima de tudo sejam escolhidos para ajudarem a trilharem os caminhos de seus enteados rumo a santa fé, desde os primeiros passos iniciados pelo sacramento batismal, rezemos:

 

MÃEZINHA DO CÉU:

Mãezinha do céu, eu não sei rezar;
Eu só sei dizer: “Quero te amar”
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha do céu, Mãe do puro amor,
Jesus é teu filho,
E eu também sou
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha do céu, vou te consagrar
A minha inocência, guarda-a sem cessar.
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha do céu, em tua proteção
Oh, guarda meus pais e a todos os meus irmãos!
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha do céu, eu não sei rezar;
Eu só sei dizer: “Quero te amar”
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu.

Deixe um comentário